quinta-feira, 31 de maio de 2012

Antepasto Siciliano

Esta é uma receita bem simples, mas muito gostosa. É uma entradinha para ser servida com torrada antes do jantar. E vou contar a parte mais curiosa: no dia em que realizamos a receita, mesmo quem não gostava de algum dos legumes da receita gostou do resultado final. Inclusive um menino de 12 anos que não come legumes, comeu e repetiu!!! A mistura de sabores, cria um novo sabor bem peculiar. Espero que gostem!
Ingredientes

- 1 pimentão verde (sem semente) cortado em cubos grandes
-1 pimentão vermelho (sem semente) cortado em cubos grandes
-1 pimentão amarelo (sem semente) cortado em cubos grandes
- 2 abobrinhas cortadas em cubos grandes
- 2 cebolas cortadas em cubos
- 4 tomates (com pele e com semente) cortados em cubos grandes
- 1 colher de sopa de orégano
- 1 colher de sopa de salsinha
- 1 colher de sobremesa de azeite
- 1 colher de chá de sal
- Torradas para servir

Modo de Preparo

Numa panela média (no começo antes de soltar o caldo, o volume de legumes enche bem a panela), aquecer o azeite e juntar a cebola, os pimentões e as abobrinhas, o orégano e o sal. Refogar por uns 3 minutos.
Acrescentar os tomates e a salsinha e refogar por mais 2 minutos. O tomate e os pimentões soltam bastante caldo, e este caldo que vai cozinhar os legumes e dar sabor a eles. Abaixar o fogo, tampar a panela e deixar cozinhar por 15 minutos em fogo brando É bom sempre ir olhando para que não seque todo o caldo e fique seco demais. É bom deixar um pouquinho de caldo para dar mais sabor e consistência.
Sirva acompanhado de torradas antes de um delicioso jantar.
Dica da Cozinheira: se você acrescentar um pouco de polpa de tomate neste antepasto, ele pode virar um molho de macarrão delicioso, fácil e muito saudável. Ótima dica para crianças que não gostam muito de legumes.

Dica da Nutri: esta receita foi feita originalmente para um grupo de Hipertensos, e por isso foi feita sem sal. O sabor ficou excelente. Sendo assim, porque não fazer ela sem sal, tornando-a ainda mais saudável?

Um comentário:

  1. muito bom!
    Sempre faço alguma coisinha utilizando esses ingredientes, que adoro.
    Ora é prato principal, ora antepasto, ora molho de macarrão....
    Sempre fica uma delicia...
    Vou mandar algumas sugestões que costumo fazer!

    ResponderExcluir