segunda-feira, 28 de maio de 2012

POLPETONE RECHEADO DE MUSSARELA

Ontem fiz um almoço para alguns amigos/padrinhos de casamento que não víamos há muito tempo. E eu passei a semana pensando no que servir... Resolvi pedir uma sugestão para uma grande amiga minha, chamada Deise Risso. Brinco que ela é uma das minhas mães e por isso tinha a "obrigação" de me ensinar algo bem gostoso para o almoço!! E ela fez isso com louvor. Me sugeriu servir uma macarronada acompanhada de polpetone recheado de mussarela. Foi fácil de fazer, levou 45 minutos e foi um sucesso total!!!! A receita rende aproximadamente 10 unicades grandes.


INGREDIENTES
- 500 gramas de carne moída (coxão mole sem gordura ou patinho)
- 1 cebola grande ralada (pode usar o multiprocessador também)
- 2 dentes de alho picados
- 1 ovo inteiro
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 pãozinho amanhecido
- Farinha de pão (ralar o pão)
- 200 g de mussarela
- 1 sachet de molho de tomate
- 50g de Queijo ralado para gratinar

MODO DE FAZER

Coloque em uma bacia toda a carne e acrescente o sal, a pimenta, a cebola e o alho. Adicione o ovo, misture bem e separe esta mistura.
Pegue o pão amanhecido e molhe com água. Deixe uns 30 segundos em um prato com a água até ele ficar bem molhado. Depois amasse bem este pão para sair a água em excesso. Misturar o pão na carne temperada que estava separada. Mexa bastante até formar uma mistura homogênea.
Pegue uma parte desta mistura nas mãos, e preencha toda mão espalhando de forma homogênea. Pegue uma fatia de mussarela, dobre duas vezes e coloque no centro da sua mão. Feche com a carne que restou ao lado da mussarela, sempre prestando atenção para a mussarela ficar bem coberta de todos os lados para não derreter e sair para fora do polpetone na hora de assar.
Após a confecção de todos os polpetones passá-los na farinha de pão. Coloque numa frigideira antiaderente com um pingo de óleo e deixe fritar dos dois lados em fogo médio. Coloque em um refratário retangular o molho de tomate (para não grudar no fundo), os polpetones e jogue mais molho por cima e salpique com queijo ralado. Leve ao forno para terminar de cozinhar (aproximadamente 20 minutos em fogo médio). Quando estiver pronto jogar queijo ralado por cima e servir.
Dica da Cozinheira: adicione manjericão fresco no molho de tomate. Deiza um sabor delicioso e diferente.

Dica da Nutri: para um recheio menos calórico, pode-se usar: queijo mussarela light, mussarela de búfala, ricota temperada com azeite, queijo branco. A única diferneça é que a mussarela derrete e os outros tipos de queijos magros não derretem.

2 comentários:

  1. Muito fácil e delicioso!! Além de super bem explicado! Qualquer iniciante pode fazer sem problemas!:D

    ResponderExcluir
  2. Um pingo de óleo....apenas não entendi essa parte....pode me ajudar? Parece delicioso.....

    ResponderExcluir