quinta-feira, 24 de maio de 2012

ARROZ INTEGRAL À PIZZAIOLO

Sabe aquele arroz integral que você tem na geladeira sobrando, e não sabe como deixa-lo mais saboroso??? Muito simples!!!! Na foto acima, ele está servido com um frango no molho shoyu com legumes.

Ingredientes

- 1 xícara de arroz integral
- 3 xícaras de água em temperatura ambiente
- 1/2 cebola picada (se preferir pode usar tempero pronto comprado no mercado)
- 1 colher de chá de alho picado (eu compro alho picado já na embalagem... dura mais e é muito mais fácil de usar. O pote de 100g, custa uns 2-3 reais.)

- 1/2 embalagem de molho de tomate
- 3 colheres de parmesão ralado
- óregano a gosto
- fatias de mussarela para decorar

Modo de Preparo

Use uma panela média, pois devido à quantidade de água ser maior que a do arroz branco, corre o risco de transbordar no fogão na hora que a água ferver se a panela for pequena.

Inicie dourando a cebola e o alho no azeite. Pode usar o fogo alto, mas fique atento e não deixe queimar (Para isso, não pare de mexer.). Adicione todo o arroz. Refogue o arroz, até ele ficar um pouco mais claro (é possível perceber esta mudança de cor. Reza a lenda que refogar o arroz é o que não deixará que ele grude e se torne o famoso "arroz em bloco". Comigo sempre deu certo!!). Adicione as três xícaras de água (em temperatura ambiente) e o sal. Deixe a panela destampada até a água começar a ferver. Assim que a água ferver, baixe completamente o fogo e tampe a panela, deixando apenas uma frestinha para possibilitar a saída do vapor.

Deixe cozinhar por aproximadamente 35 minutos (o arroz integral demora mais que o dobro do tempo do arroz branco para ficar pronto). Assim que a água secar (vale a pena mexer com uma colher para ver se o fundo da panela também esta seco), desligue o fogo e
adicione aos poucos molho de tomate. Mexa na panela mesmo, com fogo médio. Adicionar o queijo parmesão e misturar bem.

Se gostar de óregano, adicione também e mexa para deixar bem uniforme a distribuição dele no arroz. Use o queijo mussarela para decorar conforme a preferir (no prato ou na panela). Se quiser, é possível colocar fatias de tomate por cima para decorar. Esta pronto para servir.

Um comentário:

  1. BRUNINHA!PARABÉNS! ESTOU CURTINDO MTO SUAS RECEITAS!! CONTINUE!!!! DELÍCIA!

    ResponderExcluir