domingo, 18 de março de 2012

Biscoito de Sequilho

Depois de toda boa refeição, sempre rola aquele cafézinho gostoso... E pra combinar com o cafézinho depois do almoço ou do lanche da tarde, nada melhor que um biscoito de sequilho que derrete na boca... E posso afirmar que é super fácil de fazer... O da foto foi feito por mim!!! Rende aproximadamente 40 unidades.

Ingredientes

  • 2 xícaras de amido de milho (a famosa Maisena) - aprox. 200g
  • 1 xícara de farinha de trigo - aprox. 100g
  • 1 gema de ovo
  • 150 gramas de manteiga - em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara de açúcar - aprox. 100g

Modo de Preparo

Coloque o amido de milho, a farinha de trigo e o açúcar. Em seguida adicione a gema e a manteiga. Mexa bastante com as mãos, pois para criar uma consistência homogênea de massa é necessário mexer bastante para que a manteiga crie a "liga" da massa, do contrário, fica dificil de moldar as bolinhas que serão os biscoitos.

Unte uma assadeira com manteiga\margarina. Não é necessário untar com farinha.Faça pequenas bolinhas na mão e coloque-as na assadeira com um pequeno espaço entre elas, pois elas crescem após assadas.

Pré aqueça o forno, em fogo médio, por uns quinze minutos. Coloque as biscoitos para assar, por volta de 25 minutos, porém este tempo varia muito de forno para forno. Prefira tirar do forno quando as bolachinhas começam a ficar coradas.

Dica da Cozinheira: caso tenha esquecido de tirar a manteiga da geladeira, não derrata no microondar, pois a consistência da massa fica péssima de ser trabalhada. É melhor esperar uma hora, e usa-la em temperatua ambiente.

Dica da Cozinheira 2: se quiser, é possível colocar a massa em forminhas desenhadas para que os biscoitos fiquem com formatos diferentes.

Dica da Nutri: quando o biscoito acompanhar o café, prefira o coado ao expresso. É mais saudável pois o filtro e o coador não deixam que o cafestol e o kawehol - substâncias relacionadas a um pequeno aumento do colesterol- passem para a bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário