domingo, 18 de março de 2012

Kibe de forno

Kibe de forno lembra a minha infância. Minha mãe sempre fazia para mim, acompanhado de arroz integral e eu adorava!!! Quando aprendi a fazer, fiquei muito feliz pois ficou delicioso!!!

Ingredientes

- 500 g de carne de boi moída (alcatra, patinho, coxão mole limpo)
- 1 1/2 xícaras de trigo para kibe (cerca de 250 g)
- 1 cebola grande picada
- 2 colheres de sobremesa de hortelã desidratada - se tiver hortelã fresca, ainda melhor!
- 2 colheres de chá de sal
-pimenta do reino, salsa e cebolinha desidratadas a gosto
- azeite para untar a assadeira

Modo de Preparo

Coloque o trigo para kibe em um recipiente grande, cubra com água filtrada e deixe de molho por 1 hora (você verá o milagre do rendimento... o trigo triplica de tamanho!).

Quando tiver passado o tempo, esprema o trigo em uma peneira  grande para tirar o excesso de líquido. Tentei fazer com a mão, mas foi dificil, pois o trigo começa a grudar na mão e fica mais dificil de trabalhar. O melhor é espremer com uma colher em uma peneira.

Misture o trigo já espremido, a carne moída, a cebola picada, a hortelã, o sal, a pimenta do reino, a salsa e a cebolinha até obter uma mistura homogênea. Mexa bastante até a mistura ficar bem homogênea.

Unte um refratário retangular com azeite. Coloque a mistura no refratário pressionando-a bem para ficar compacta. Despejar um pouco de azeite na superfície se desejar. Leve o Kibe para assar por cerca de 50 minutos (ou até que esteja corado por fora e cozido por dentro), em forno médio alto (200ºC) pré-aquecido.

Dica da Cozinheira: é possível rechear este kibe da seguinte forma - coloque metade da msitura na assadeira, coloque queijo, legumes, catupiry, cream cheese ou o recheio que desejar e por cima coloque a segunda metade da msitura.

Dica da Nutri: para ficar mais gostoso e ainda mais saudável, acrescente castanha de cajú (rica em gorduras boas) picada no preparo e castanhas inteiras por cima do kibe antes de assar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário