quinta-feira, 15 de março de 2012

Pão Integral


Mais um dos desafios desta minha nova vida de cozinheira foi o pão integral... Pra variar, eu tinha certeza que daria errado, e que jamais teria competência para fazer um pão macio e saboroso... Pois me enganei!!! Me ensinaram esta receita e deu super certo!!! Nada igual a um pão caseiro... muito mais gostoso e saudável!!! E este é feito na mão, nada de máquina de pão!!!

Esta receita rende duas unidade grandes (aquelas assadas em forma para pão- como o da foto) ou uns 20 pãezinhos (tipo pão francês).

Ingredientes
- 5 xícaras de chá de farinha de trigo peineirada
- 6 xícaras de chá de farinha integral peneirada
- 5 colheres de sopa de óleo
- 3 xícaras de chá de água morna
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo peneirado
- 1 colher de café de sal
- 2 ovos inteiros
- 2 tabletes de fermento para pão 
- 1 gema de ovo (para pincelar)
- 1 colher de chá de óleo (para pincelar)
- 1 pitada de café pronto (para pincelar)

Modo de preparo:

Coloque dentro de uma vasilha o fermento, 1 colher de açúcar mascavo peneirado, 1 xícara de água morna e 1 xícara de farinha de trigo. Reserve por aproximadamente 15 minutos até formar um tipo de uma esponja (é bem perceptível esta consistência).

Misture em outra tigela o restante das farinhas de trigo e integral, o açúcar mascavo e o sal. Acrescente os ovos e o óleo. Mexa bem e acrescente aos poucos a água morna. Em seguida acrescente esta massa na esponja, misture bem e sove, ou seja, amasse com as mãos a massa em cima de uma bancada. Faça uma bolinha com um pouco desta massa e coloque dentro de um copo com água. Deixe a massa descansar por 30 minutos ou até a bolinha do copo subir. Quando a bolinha subir já está no momento de fazer o pão.

Sove mais a massa e coloque na forma para pão, untada com óleo e deixe crescer até dobrar de tamanho (ou até a bolinha subir novamente). Faça outra bolinha de massa e coloque em outro copo com água. Espere o pão crescer até a bolinha subir novamente, por aproximadamente 10 minutos.

 Faça uma mistura com 1 gema, 1 colher de chá de óleo e 1 pitada de café pronto. Passe esta mistura por cima do pão e coloque gergelim para enfeitar. Coloque no forno pré-aquecido por volta de 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Dica da Cozinheira: o fermento biológico de tablete pode ser substituído por este fermento biológico seco instantâneo : http://www.fleischmann.com.br/culinaria/default.asp?page=http://www.fleischmann.com.br/culinaria/produtos/produto_interna.asp?id=164

Dica da Nutri: Pode acrescentar junto com as farinhas secas os seguintes ingredientes: aveia flocada, gergelim, semente de linhaça, gérmen de trigo, castanhas trituradas (± 2 colheres de sopa de cada) para melhorar a qualidade nutricional do pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário