terça-feira, 27 de março de 2012

Risoto de Salsicha


Esta receita eu aprendi com a minha mãe. Minha mãe foi uma pessoa extremamente prática, e nada mais prático que um prato único e gostoso. E este risoto, é um risoto diferente, feito com arroz normal, ou seja, com facilidade você terá todos os itens necessários para realiza-lo a qualquer momento.


Ingredientes:- 1 xícara de arroz branco
- 2 xícaras de água em temperatura ambiente
- 1/2 cebola picada (se preferir pode usar tempero pronto comprado no mercado)
- 1 colher de chá de alho picado (eu compro alho picado)
- 10 gotas de molho de pimenta (se gostar, lógico)
- 8 salsichas cortadas em rodelas
- 1 embalagem de molho de tomate
- 100g de queijo mussarela
- 1 colher de sopa de óleo
- sal a gosto


Modo de Preparo:Use uma panela média, pois o rendimento é maior do que o de arroz branco normal. Inicie dourando a cebola e o alho no óleo pode usar o fogo alto, mas fique atento e não deixe queimar (Para isso, não pare de mexer.). Adicione todo o arroz. Refogue o arroz, até ele ficar um pouco mais branco (é possível perceber a mudança de cor). Adicione as duas xícaras de água (em temperatura ambiente), o molho de tomate, o molho de pimenta, o sal e as salsichas. As salsichas cozinham com o arroz, o que deixa um sabor especial no prato.

Deixe a panela destampada até a água começar a ferver. Assim que a água ferver, baixe completamente o fogo e tampe a panela, deixando apenas uma frestinha para possibilitar a saída do vapor. Deixe cozinhar por aproximadamente 35 minutos (não custa nada dar uma olhada e mexer um pouco com uns 30 minutos). Assim que a água secar (vale a pena mexer com uma colher para ver se o fundo da panela também esta seco, porém por ser um risoto ainda estará úmido), desligue o fogo e mexa para misturar as salsichas com o arroz (que ficaram em maior quantidade em cima do arroz).

Se for servir na panela, coloque o queijo mussarela por cima do arroz e tampe novamente a panela (com o fogo desligado) por 5 minutos, para que o queijo derreta. Caso for servir em um pirex (como o da foto), coloque o risoto e o queijo mussarela por cima e aqueça sete minutos em forno pré-aquecido.

Sirva com batata palha e salada.

 
Dica da Cozinheira: use a salsicha tipo Viena que deixa um sabor muito especial!!!


Dica da Nutri: para tornar a receita mais saudável, algumas trocas podem ser realizadas:

- salsicha comum, por salsicha de peru ou de frango;
- queijo mussarela por queijo mussarela light (ou não coloque o queijo)
- ao invés de servir com batata palha, sirva com salada de alface americana (que é crocante), tomate cereja e croutons.


Nenhum comentário:

Postar um comentário