quinta-feira, 15 de março de 2012

Pão de Queijo - Receita Mineira


Aprender a fazer pão de queijo, foi uma das coisas que me fez muito feliz na vida!!! Sempre achei que o pão de queijo fazia parte das receitas impossíveis para uma pobre mortal iniciante na cozinha como eu... Mas, uma amiga minha é filha de mineira e me passou a receita, e não é que deu certo??? Então, agora, desvendarei o segredo do pão de queijo mineiro pra todo mundo!! E é o tipo de receita que dá pra fazer com crianças... elas vão adorar fazer as bolinhas do pão de queijo com as mãos!!!


Ingredientes:

• ½  kg de polvilho doce
• 1 copo (de requeijão - 200ml) de leite integral
• ½  copo (de requeijão- 100ml ) de óleo
• 3 ovos
• 1 colher de sopa de sal
• 250g de queijo minas meia cura amassado

Modo de preparo:


Coloque o polvilho, em uma bacia e reserve.

Leve o óleo, o leite e o sal para ferverem juntos. A mistura ficará feia, e o leite vai talhar. Mas é isso mesmo que deve acontecer (não se assuste e ache que vai dar errado, pois é assim que dá certo). Assim que levantar fervura (cuidado para não escorrer no fogão se a panela for pequena), desligue o fogo e coloque em cima do polvilho que já estava separado. Mexa bem, com auxílio de uma colher de pau (para não queimar a mão).

Em seguida, adicione os ovos, um a um, até que a massa fique meio mole. Passe a trabalhar a massa com as mãos (se estiver certa de que não vai se queimar) e junte o queijo. A massa deve ficar solta e fácil de moldar. Mas caso ela estiver grudando muito na mão, faça o seguinte: lave as mãos, passe óleo nelas que a massa para de grudar na hora e fica mais fácil de trabalhar com ela. Faça as bolinhas do tamanho desejado (com as mãos untadas de óleo). Coloque-as separadas umas das outras, em uma assadeira sem untar. Leve para assar em forno médio (180graus), pré-aquecido (por uns 15 minutos), por cerca de 30 minutos.

Retire os pães do forno assim que estiverem dourados, ou no ponto que preferir!!! Pode ser consumido quentinho com requeijão ou margarina...

Dica da Cozinheira Iniciante: se quiser, pode colocar parmesão em cima do pão de queijo quando for colocar para assar. Fica lindo e delicioso.

Dica da Nutri: o queijo meia cura é caro e não tão fácil de achar. Sendo assim, testamos a receita com queijo minas frescal e deu certo!!! O sabor fica mais leve, por isso, adicionamos 2 colheres de sopa de parmesão à receita quando trocamos o queijo. Ele fica mais branquinho, mas fica mais saudável também. O leite integral também pode ser substituído pelo semi-desnatado para tornar a receita mais saudável.

Dica da Nutri 2: a massa pode ser congelada por até 3 meses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário