segunda-feira, 12 de março de 2012

O básico que não pode faltar: ARROZ BRANCO!!!

Hoje, conversando com uma grande amiga minha, descobri que ela não sabia fazer arroz branco. Foi então que me dei conta que o óbvio realmente nunca é óbvio!! Como eu quero dar receita de tortas, risotos e algumas preparações mais elaboradas sem ensinar o básico??? Então, vamos ao arroz branco sem virar papa!!!

Ingredientes:

- 1 xícara de arroz branco
- 2 xícaras de água
- 1/2 cebola picada (se preferir pode usar tempero pronto comprado no mercado)
- 1 colher de chá de alho picado (eu compro alho picado já na embalagem... dura mais e é muito mais fácil de usar. O pote de 100g, custa uns 2-3 reais.)
- 10 gotas de molho de pimenta (se gostar, lógico)
- 1 colher de sopa de óleo
- sal a gosto (se usar tempero pronto, use menos sal, pois ele é bem salgado... Eu uso umas 2 colheres de chá de sal)

Modo de Preparo:

Use uma panela pequena, pois o rendimento pra uma xícara não é muito grande. Inicie dourando a cebola e o alho no óleo pode usar o fogo alto, mas fique atento e não deixe queimar (Para isso, não pare de mexer.). Adicione todo o arroz. Refogue o arroz, até ele ficar um pouco mais branco (é possível perceber esta mudança de cor. Reza a lenda que refogar o arroz é o que não deixará que ele grude e se torne o famoso "arroz em bloco". Comigo sempre deu certo!!). Adicione as duas xícaras de água (em temperatura ambiente), o molho de pimenta e o sal. Deixe a panela destampada até a água começar a ferver. Assim que a água ferver, baixe completamente o fogo e tampe a panela, deixando apenas uma frestinha para possibilitar a saída do vapor. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos (não custa nada dar uma olhada com uns 10 minutos). Assim que a água secar (vale a pena mexer com uma colher para ver se o fundo da panela também esta seco), desligue o fogo, tampe a panela por uns 3 minutos e está pronto para servir!!! Se quiser deixar mais bonito, coloque salsinha por cima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário