sexta-feira, 9 de março de 2012

Cupcake de formigueiro com cobertura de brigadeiro - DIVINO


Primeira coisa importante para entender antes de começar a fazer um cupcake: a forma é de papel e pode ir ao forno em cima de uma assadeira que não queima!!! Pois é... eu tive esta duvida e quando descobri que o papel iria ao forno e não queimaria foi muita felicidade!!! E não é nenhuma forma especial!! É forma igual a de brigadeiro, só que grande. Eu comprei no Tateno da Ricardo Jafet, mas não deve ser dificil de achar em outros lugares.

Outra coisa importante: não é necessário passar nada na forma de papel, pois o bolo não fica grudado nela, sai com a maior facilidade.

Então, vamos a receita deliciosa, que rende aproximadamente 12 unidades!!!

Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente  (fica mais fácil de trabalhar com a massa quando ela esta mole)
- 4 ovos inteiros
-1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de creme de leite 
- 1/2 xícara (chá) de chocolate granulado 
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 lata de creme de leite
-5 colheres (sopa) de chocolate em pó
-1 colheres (sopa) rasa de manteiga sem sal
Modo de preparo
Massa:
Na batedeira, bata na velocidade média o açúcar e a manteiga até conseguir um creme. Desligue e coloque um ovo. Ligue e junte, um a um, os demais ovos e também a baunilha. Desligue. Acrescente, de maneira alternada, a farinha e o creme de leite. Bata, usando um fuê, até a massa ficar homogênea. Por último, junte o chocolate granulado e o fermento.
Com um pegador de sorvete (é incrível, mas a medida é exatamente esta. Lembrem-se que o bolo cresce e por isso não pode ficar até o topo da forminha), coloque 1 1/2 colherada de massa na forma. Em forno preaquecido (por uns 15 minutos) a 180º C (ou seja, fogo baixo), leve os bolinhos para assar por uns 20 minutos.
Brigadeiro:
Misture em uma panela o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Mexa até que ele comece a desgrudar do fundo da panela (aproximadamente uns 10-15minutos). Depois, misture o creme de leite com o brigadeiro para deixar uma consistência mais macia.

 Com uma colher de sobremesa, passe o brigadeiro por cima do cupcake. Use a parte "gordinha" da colher para distribuir o brigadeiro de forma uniforme.

Um comentário:

  1. Huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum, água na boca só de lembrar! Este foi meu almoço e tb minha sobremesa em uma sexta feira! :)

    ResponderExcluir